-
Arquitetos: MAD Architects
- Área: 12959 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. Protagonista num próspero distrito metropolitano de Harbin, China, com quase 200 metros de longitude, o Museu de Esculturas de Madeira é situado como uma anomalia em sua localização, ao parecer fora do lugar, rodeado por uma alta densidade e complexos residenciais. O museu encarna alguns dos ideais sobretudo conceituais e formais que definem o trabalho de MAD. Os limites entre sólido e líquido são diluídos ao longo desde edifício de 13000 m², fazendo referência à paisagem local natural.
O exterior do edifício está coberto por placas de aço polido, que refletem o entorno e a luz cambiante. As paredes sólidas asseguram uma mínima perda de calor, enquanto a torção das claraboias emergentes divide a superfície e permite a entrada de luz solar, o que proporciona suficiente iluminação natural difusa nas salas em seu interior.
O museu abriga esculturas de madeira local, assim como pinturas que representam o céu e a neve da paisagem regional. No contexto da grande escala do entorno urbano moderno, o museu em si serve como uma nova interpretação da natureza. A interação surrealista entre o museu e a cidade abre passagem ao tédio desta zona, revitalizando os arredores com uma nova característica cultural.